Vamos pensar juntos uma nova Biblioteconomia?

Final-Full-CoverVamos pensar juntos uma nova Biblioteconomia? Você está convidado a refletir conosco, trazer suas opiniões e exemplos de como podemos acreditar mais em nossos bibliotecários e bibliotecas. O Professor David Lankes, da Universidade de Syracuse nos Estados Unidos, escreveu em 2012 o livro “Expect More: Demanding Better Libraries for Today’s Complex World”, uma legítima conversa, escrita de maneira bastante convidativa e amigável, sobre como podemos e devemos acreditar no potencial das bibliotecas.

 

Em setembro de 2014 o livro começou a ser traduzido por Jorge do Prado, que ao final seria distribuído livremente da mesma forma como vem sendo feito com a edição em Inglês. Entretanto, na 26º edição do Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação, realizada em São Paulo, que teve como palestra de abertura a fala do Prof. Lankes, surgiu a ideia de lançar o livro por capítulos a cada 15 dias. Uma ideia que foi muito bem aceita tanto entre o público do evento, como pelo autor. Combinada no próprio palco do Congresso, por Adriana Ferrari (presidente da FEBAB), professora Elisa Correa (convidada para a mesa-redonda) e Jorge do Prado (relator da palestra).

 

É neste site que você encontrará estes capítulos e será convidado a desde já conversar conosco. Os capítulos são curtos e muito rápidos de se ler, pois Lankes estabelece uma conversa com o leitor, sem o academicismo de tantas outras obras com as quais nos deparamos. Ao final de cada período, um resumo de nossas conversas será traduzido para o Inglês e enviado para o Professor, para que depois ele também possa transmitir a sua opinião.

 

Vamos lá? Você está convidado a acreditar mais, MUITO MAIS, em nossas bibliotecas. O primeiro capítulo será lançado em 1º de setembro e os próximos a cada dez dias. Boa leitura!
Assista à palestra de David Lankes que abriu o Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação em São Paulo:

19 responses on “Vamos pensar juntos uma nova Biblioteconomia?

    1. Jorge do Prado

      Obrigado pelo retorno, professor! Como a plataforma será aberta após a apresentação de cada capítulo, já está convidado para que sempre que puder, contribuir com suas valiosas reflexões. Um abraço! Jorge.

    1. Jorge do Prado

      Aparecido, não é necessário se inscrever em nada. Os capítulos serão aqui publicados e o espaço é aberto para opiniões. Um abraço!

  1. Vania Picanço Choi

    Agradeço Jorge por compartilhar e parabéns Professor David Lankes por nos empolgar, contagiar com sua palestra. Os meios e as formas de acesso à informações, realmente mudaram; mas o papel do profissional permanece – “Mediar, organizar e preservar a informação conectando as pessoas com o conhecimento e dando suporte às atividades educacionais, científicas, tecnológicas e culturais”.

  2. Simone

    É uma ótima iniciativa, mas por enquanto tenho achado a leitura monótona, não vi nada de novo. Mas pretendo ir até o fim e ainda espero me surpreender.
    E sendo esse um espaço para discussão, gostaria que meu post não fosse excluído, pois nem todos tem a mesma opinião.
    Agradeço.

  3. Mirian Alves

    Maravilhoso! Me senti muito representada, uma vez que algumas das minhas maiores inquietações foram expostas nesse vídeo pelo Prof. Lankes.
    Vou dar início à leitura dos capítulos.

Leave a Reply

%d bloggers like this: